SAPIENS e CORPE de Portugal realizam no Recife o primeiro curso de Avaliação (Neuro) Psicopedagógica com o Prof. Dr. Vitor da Fonseca, autor de algumas das principais obras no mundo na área da dificuldade da aprendizagem.
INFORMAÇÕES:
E-mail: marciogomes@sapiens-pe.com.br e secretaria@sapiens-pe.com.br
Fones: (81) 21375150 / 99450900.
COORDENAÇÃO GERAL: Prof. Márcio Gomes, diretor do SAPIENS - Centro de Formação e Pesquisa do Recife.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Cleber Oliveira
MÓDULOS: 30 e 31/agosto – 26 e 27/setembro – 25 e 26/outubro – 22 e 23/novembro - (Sábado e Domingo - 8h às 12h e 14h às 18h).
CARGA HORÁRIA: 64 presenciais + 32 horas à distância, inclundo estudo de caso = 100 horas
PROF. DR. VITOR DA FONSECA / PORTUGAL.
Doutorado em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa/Portugal, Mestrado em Ciências de Educação (Dificuldades de Aprendizagem) pela Universidade de Northwestern/Chicago, Licenciado em Motricidade Humana (Reabilitação Psicomotora) pela Universidade Técnica de Lisboa/Portugal. É professor Catedrático da Universidade de Lisboa e professor convidado de várias universidades, consultor internacional e formador na área da «Neurologia e Dificuldades de Aprendizagem», entre outras. Autor de algumas das principais obras de referência em todo o mundo, tendo publicado mais de 30 livros em várias linguas, dos quais, 14 publicados no Brasil.
DESENVOLVIMENTO PROGRAMÁTICO
1. Fundamentos científicos, filosóficos, culturais e éticos da avaliação dinâmica;
2. Definição de Avaliação Dinâmica em Neuropsicopedagogia: o sujeito avaliado ou observado (a criança ou jovem inexperiente); o sujeito avaliador ou observador (adulto experiente – neuropsicólogo, psicopedagogo, professora especializada, reeducador, terapeuta, etc.); as tarefas de avaliação ou de observação; e a interação ou mediatização avaliador-avaliado ou observador-observado;
3. Potencial de Desenvolvimento e Potencial de Aprendizagem;
4. Avaliação Dinâmica do Desenvolvimento na Criança: macromotricidade, micromotricidade, comunicação, cognição e sociabilização;
5. Avaliação Dinâmica da Linguagem Falada (receptiva, integrativa e expressiva);
6. Avaliação Dinâmica da Psicomotricidade e da Grafomotricidade na Criança Pré-Escolar;
7. Avaliação Dinâmica da Leitura e da Escrita;
8. Avaliação Dinâmica da Matemática;
9. Avaliação Dinâmica da Cognição e do Processamento de Informação: atenção, processamento e planificação;
10. Avaliação Dinâmica das Funções Conativas e Executivas;
11. Da Avaliação Dinâmica à Intervenção Neuropsicopedagógica: princípios orientadores, apoios facilitadores e contextos.
MAIS INFORMAÇÕES: secretaria@sapiens-pe.com.br / (81) 9945.0900 - 2137.1255